segunda-feira, 26 de junho de 2017

Crítica - Ao Cair da Noite


Ao Cair da Noite (It Comes at Night) é o filme mais recente do estúdio Animal Kingdom, escrito e dirigido por Trey Edward Shults e estrelado por Joel Edgerton, Christopher Abbott, Carmen Ejogo, Kelvin Harrison Jr., e Riley Keough. Com duração de 97 minutos, o longa é mais um terror psicológico do que um filme de monstros, no estilo A Bruxa, de 2016.


O filme começa em uma sala de cabana forrada por plásticos para isolar doenças. Nela, um homem idoso está claramente doente e cercado por três pessoas de máscara que são familiares dele. Assim que ele morre, o corpo é colocado em uma vala, do lado de fora da casa, localizada no meio de uma floresta. A trama lembra muito outros filmes de terror de sobrevivência, como Mortos que Matam, Noite dos Mortos Vivos e afins.


Com o passar do tempo, o espectador deduz que há uma doença que está dizimando toda a população e que a família, formada por Paul, Sarah e Travis, sobrevive sozinha no local, com um cachorro. Além da doença, existe uma ameaça que faz com que os três sejam bastante paranoicos. Durante a noite, existe uma criatura que tenta invadir a casa. Por conta disso, Paul, o pai, é obsessivo e controlador. Sarah é totalmente insegura e afobada e o filho Travis tem pesadelos assustadores todas as noites e desenvolve insônia para não dormir e ter suas terríveis visões.


A reviravolta acontece quando um invasor aparece. Com ele capturado, a família decide que aumentar o número de moradores pode melhorar a segurança, indo contra todos os manuais de sobrevivência em filmes para esse tipo de situação. Se existe algo que os filmes de zumbi ensinaram é justamente que quanto menos pessoas, maiores são as chances de continuar vivo. Enfim, com a decisão, a paranoia aumenta.



O terror fica muito mais por conta das intrigas e desconfianças. O filme é bastante diferente dos outros do gênero, com um clímax bastante tenso, mas não muito surpreendente. Não consegui entender o motivo de tanto alvoroço pelo filme, nos EUA, com a crítica dizendo que é o melhor filme de terror do ano. Mesmo assim, é um bom filme e recomendo aos fãs do gênero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zumbilândia 2 confirma Luke Wilson no elenco

O filme Zumbilândia 2 (Zombieland: Double Tap) conta com mais um ator para integrar o elenco. Luke Wilson foi confirmado pela produção da eq...